07/08/2015

Pablo Ortellado: direita das manifestações tem dificuldade em pautas contra direitos.

Por Pablo Ortellado

Das vinte mensagens que me enviaram convocando no Whatsapp para o protesto do dia 16 de agosto, dezoito continham o texto abaixo. O que chama a atenção é que, assim como a convocatória que circulou no protesto do dia 15 de março, essa também é apócrifa e junto com uma forte orientação antigoverno, contém elementos claros de afirmação de direitos: salário, emprego e direitos sociais. Isso reitera algumas observações que tenho feito com respeito aos organizadores do protesto, que vem da extrema-direita liberal ou conservadora e que não tem conseguido (ainda) pautar entre os manifestantes ideiais liberais que impliquem na subtração de direitos sociais, especialmente saúde e educação públicas. Se fosse arriscar uma generalização diria que a disposição dos manifestantes é antipolítica (que engloba, mas vai muito além da crítica à corrupção) e ainda é pró-direitos (mas a liderança dos protestos está empenhada em mudar isso). O PT é visto como a antítese disso, pela corrupção e pela ineficiência dos serviços públicos (que é vista como consequência da corrupção).
A liderança dos protestos é de direita, mas a disposição dos manifestantes não é. Agora a liderança está tentando converter uma coisa na outra, isto é, transformar o sentimento antigoverno em anticomunismo e a crítica da corrupção em crítica da presença do estado. Não acho que estão resgatando a direita clássica, estão tendo que se apoiar no que existe e ressignificá-lo. Para eles é uma dificuldade, porque as pessoas querem mais direitos e mais direitos significa mais estado e mais tributos -- até por isso a corrupção ganha centralidade no discurso -- é a saída para o curto-circuito ideológico.


Mensagem de convocação compartilhada no WhatsApp

"ATENÇÃO BRASIL!
Dia 16/08/2015 Domingo Vamos sair às ruas de todo o Brasil para exigir que DILMA ROUSSEFF PAGUE pelos CRIMES que COMETEU.
Não vamos pagar 4 reais no litro da gasolina porque roubaram a Petrobras
Não aceitamos mais aumentos na conta de luz, gás, passagem, da comida, nem impostos.
Não aceitamos que ela corte os direitos dos trabalhadores, seguro-desemprego, PIS, seguro defeso
Não aceitamos menos reajustes das aposentadorias
Não aceitamos o aumento do desemprego
Não aceitamos redução dos salários dos trabalhadores
Por que ela não corta os gastos do governo?
Por que não corta os Ministérios pela metade?
Por que ela gasta mais de R$ 650 milhões no Cartão Corporativo e esconde do povo brasileiro?
A CONSTITUIÇÃO E AS LEIS BRASILEIRAS TÊM QUE SER RESPEITADAS POR TODOS!
✔No dia 16/08/2015, vamos todos juntos às ruas por um Brasil melhor!
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
✔Nosso protesto é PACÍFICO. Não são permitidas bandeiras e camisas de partidos políticos. Vândalos e blackblocs serão detidos e entregues à polícia pela própria população.
✔Teremos jovens, adultos, idosos e crianças na manifestação. Todos de verde e amarelo como no IMPEACHMENT de Collor, com as cores do BRASIL e caras pintadas!!!
✔ REPASSE A TODOS OS CONTATOS, GRUPOS DE WHATSAPP E REDES SOCIAIS DO BRASIL!
VAMOS CONSTRUIR JUNTOS UM BRASIL MELHOR E MAIS JUSTO PARA TODOS!
✔ FORA DILMA!
Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil , faça sua parte!
POR FAVOR, REPASSE MAIS DE 2 VEZES, SE POSSÍVEL.
São só 2 vezes.
Se cada pessoa passar para10 amigos de setores diferentes no 6 (sexto) repasse atingimos 5 milhões de usuários.
SEJA PATRIOTA: Passe adiante..."

Nenhum comentário: