12/12/2014

Cuidado com os blogues petistas.

 Em busca de espaços alternativos à grande mídia direitosa, que não raras vezes escamoteia a verdade para apresentar suas versões delirantes que reafirmam seus interesses, como bem tem apontado o jornalista Xico Sá no Twitter depois de ter sido censurado pela Folha, muitas pessoas buscam na internet espaços ditos de esquerda, mais notadamente aqueles blogs alinhados ao Partido dos Trabalhadores, para se informarem a respeito da política e tudo o mais.

 No entanto esses espaços, alinhados ao governismo na maioria das vezes e com pouco compromisso com a verossimilhança dos fatos e fenômenos sociais, têm realizado enorme desserviço entre toda a esquerda. Numa das reuniões últimas que tivemos no PCB vários dos militantes falavam de risco de golpe que a então reeleita presidenta Dilma estaria a sofrer. Os argumentos e as fontes sempre terminavam nos mesmos lugares: Paulo Henrique Amorim, Nassif, Emir Sader e outros.

 Não precisa ser nenhum gênio pra entender que um golpe hoje no país é algo que só mesmo a Direita radical defende - e que é politicamente insignificante, só capaz de fazer um ou outro estrago no legislativo. Todo o grande empresariado, diferentemente do contexto de 1964, rejeita qualquer coisa do gênero. Até porque parte dele está alinhado ao governo petista e ganhando muito bem com isso.

 (Pois bem... ontem conversava com um rapaz do PT e que entendia a nomeação de Levy para a Fazenda como uma tentativa de Dilma de evitar golpe... Sim. Veja só até onde a desinformação pode nos levar...)

 Para além disso, a política de defesa governista está muito distante do que se entende por esquerda. Não é preciso nem lembrar que vários desses espaços atacaram com veemência as manifestações populares que tivemos em Junho do ano passado, mesmo compreendendo e aceitando o fato de ter depois tomado uma orientação conservadora e ter impulsionado o antipetismo. Mas as críticas petistas tal qual foram feitas condenavam não apenas aquilo que de ruim havia, mas também o mais genuíno: a mobilização de um coletivo de esquerda, o MPL, na luta por transporte público de qualidade.

 A postura desses espaços, estigmatizando quem se opõe ao PT e suas políticas, gera ainda uma onda de repúdio e raiva que muitas vezes recai sobre nós da esquerda, sejam comunistas, socialistas, anarquistas e tantos outros que nada temos a ver com isso, sendo pois uma atitude desconstrutiva e pouco saudável para um debate adulto e democrático com quem pensa diferente e até poderia se juntar às nossas fileiras.

 É preciso muito cuidado e senso-crítico com esses espaços. Ou caso contrário tornar-nos-emos tão lunáticos como a extrema-direita olavosa que toma as ruas - e que corretamente é motivo de escárnio. Não é o que desejamos, pois.


Nenhum comentário: