04/03/2016

Breve relato sobre Moro e a Lava Jato.

Herói? Ou uma peça usada pela direita para conseguir acabar com Lula e o PT? Eis aqui um breve relato de quem conhece Sérgio Moro em um furo do blogue:

"Eu nunca vi os autos. O máximo que tive foi acesso às decisões do Moro, que são públicas. Mas ele é loucão. Já fui sua aluna. Ele é anti-garantista total! Para você ter uma idéia, o sonho dele é que a prisão já seja possível logo após a condenação em primeiro grau. Ele quer palanque. Metade do circo de hoje era desnecessário. Os pares sabem disso e vêem com maus olhos esses processos onde a cobertura midiática acaba condenando antes do próprio juiz. Foi o que aconteceu no mensalão e vai acontecer agora possivelmente."

A fonte continua:

"O povo adora aplaudir as decisões do Moro agora, mas lá pra frente, quando algum tribunal superior porventura anular alguns de seus atos ilegais, e são muitos, vão criticar e se revoltar, o que vai gerar mais comoção pública. Aí um ministro fica até com medo de aplicar o Direito, ninguém quer cair nas páginas dos revoltados on-line da vida, claro."

"A vara federal dele é especializada em lavagem de dinheiro. Ele parecia ser um querido, uma pessoa muito humilde. Ano passado, no entanto, ele queria intimar até advogado (aquela Cata Preta até renunciou, lembra?) pra depor e dizer se sabia a procedência de honorários advocatícios, o que desrespeita totalmente o próprio estatuto da advocacia. Eu ficava sem acreditar que ele podia fazer uma coisa dessas".

Outras pessoas também mostram decepção com a conduta do juiz:

"Tenho um contato com uma pessoa que foi estagiáriX dele. A pessoa é criminalista e está verdadeiramente emputecida com a ação do Moro. Essa pessoa costuma brincar que cada decisão sua é um 7x1 no processo penal e na Constituição"

Mas a fonte pondera e entende que Moro não é o maior culpado:
"Minha crítica maior vai ser sempre pra mídia, porém, que faz todo esse espetáculo; e faz até um juiz que era super respeitado e técnico acabar indo nessa onda, cedendo e decidindo conforme a opinião pública quer" -- ou certos grupos de poderes, acrescento eu.

E  finaliza: "Em suma, eu acho, sim, que há muita arbitrariedade por parte do Moro, e ele quer aplauso, tá amando ser herói nacional, assim como foi o Joaquim Barbosa".




Nenhum comentário: