Para quem não sabe, Antonio Tabet é um produtor e empresário brasileiro criador do famoso site Kibe Loco e há alguns anos também idealizador e produtor do Porta dos Fundos, humorístico de grande sucesso no You Tube.
Esta semana o senhor Tabet publicou um texto no Facebook (leia aqui) que eu recomendo vivamente a leitura, pois se trata de uma peça tão importante quanto esclarecedora: mostra como uma vez que se ajuda inflamar movimentos extremistas de direita não há como parar; além do que há repetições ad nauseam dos velhos discursos direitistas.
Começamos por este ponto último: há sim muitas diferenças entre você ser a favor e contra um impeachment perpetrado por gente da laia do Cunha, Temer e dos caciques do PSDB. Esse discurso de que pensar A ou B no final é sempre a mesma coisa, é sempre questão de mera opinião, é extremamente simplista. É óbvio que há muitas pessoas inocentes que se deixam levar pela narrativa midiática e acabam comprando com boníssimas intenções essa retórica. Mas é claro que não é esse o caso do seu Tabet, um empresário muitíssimo bem relacionado que sabe exatamente o porquê do pedido de impedimento da presidente: a economia não vai bem, o governo está paralisado e a burguesia está unida em prol de uma agenda agressiva contra direitos dos trabalhadores, o que o PT não fará de pronto, mas que o PMDB e o PSDB fariam sorrindo por não ter uma base social de esquerda como o PT tem (embora seu campo majoritário não tenha nada de esquerda). A questão da corrupção é mera cortina de fumaça.
E não. Não digo que não há corrupção e muito menos que grandes personagens do petismo não sejam corruptos, como Lula, Zé Dirceu e outros tantos. Dilma, pelo que sei, é uma pessoa muito correta. É uma má gestora e muito ruim em fazer política, mas, até onde sei, corrupta não é. E sua derrubada é um ato meramente político em face a uma série de coisas já expostas. Todo mundo que olha para além do discurso midiático orientado a partir da Globo sabe disso. Não é diferente com Tabet.
No entanto seria um tanto difícil retirar do cargo uma presidente alegando ser ela ruim no comando e não ter tirado direitos trabalhistas o suficiente. Daí vem o apelo do discurso da corrupção, que como se pode ver pela milésima vez no escândalo do Panamá Papers, é global e intrínseco ao capitalismo. Isso não é uma carta branca para o roubo, porém. Que se puna os envolvidos, claro. E a Lava-Jato até tem cumprido um papel importante nesse aspecto, uma vez que tem levado à cela grandes empresários que outrora gozavam da mais absoluta impunidade.
Contudo isso não anula que a Lava-Jato tem cumprido uma agenda política e, nesse sentido, o juiz Sérgio Moro é um dos grandes expoentes desse direcionamento ( E que se diga: o que não falta no judiciário nacional é anti-esquerdista. Janaína Paschoal não é exemplo solitário. Mesmo que o PT hoje faça governos muito mais inclinados para a direita, lhes incomoda tanto as conquistas sociais, pouquíssimas nesses anos todos, quanto a história do PT ligada a movimentos sociais. Elitistas que são, odeiam de corpo e alma que alguém como Lula tenha chegado à presidência. Muito mais do que qualquer suspeição de atos ilícitos cometidos pelo ex-presidente). Quando Tabet diz fazer parte do #TeamMoro e mesmo admite que compartilha coisas dos grupos que agora o ataca, ratifica em síntese todo o modus operandi que está por trás desse movimento de ódio que agora nele respinga. Talvez só tenha aprendido que, uma vez iniciado, não dá pra saber onde vai parar.
E pra encerrar: o autor mostrou insatisfação com a peça, dizendo que discordou de absolutamente tudo no quiproquó, incluso o episódio eu imagino. É enviesado? Sem dúvida. Não menos enviesado que as postagens anti-PT de humor que o mesmo Antonio publica no seu famoso blog -- alguns retirados de páginas que agora o atacam. Não dá pra andar ao lado de gente com tanto ódio e sair dali ileso. Que aprenda-se a lição embora o lucro sempre fale mais alto. O discurso moralista, como já dito, é mera cortina de fumaça assim como a indignação pelos malfeitos por parte de pessoas que ficaram famosas por copiar conteúdos sem dar crédito. Não deixa de ser um tipo corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário